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Gestão e análise de crédito corporativo e risco ®

Intermediário
Curso com certificado
8 horas
Material de apoio

Necessário calculadora simples

Aula ao vivo por videoconferência

Análise de crédito é indispensável para sua segurança, um processo imprescindível para reduzir a inadimplência e aumentar as vendas.

Objetivo

Proporcionar aos participantes, os principais conceitos e instrumentos de crédito para uma boa avaliação com base teórica de modernas técnicas de redução de risco e decisão de crédito, colaborando com indispensáveis técnicas para uma gestão segura e eficaz ao departamento de crédito, possibilitando uma abordagem ampla e técnica de como organizar e melhorar os resultados do departamento reduzindo os riscos.

Indicado para

Diretores, gerentes, supervisores, empresários, analistas de crédito, controller, gerente financeiro, executivos de crédito, supervisores comerciais, auditores internos e externos e consultores que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Programação

> Crédito: a importância do papel do Crédito, o profissional, reflexão sobre os padrões clássicos

> Norma e procedimento: a importância, os desafios, a interação entre áreas e padrões

> Fluxo de informações para análise

> Crédito como negócio

> Fichas cadastrais de pessoas físicas e jurídicas

> Avaliação de algumas formas jurídicas

> Avaliação e categorias dos riscos de crédito

> Metodologia credit scoring: modelos, processo de decisão, limites e desvantagens e exemplo

> Metodologia credit rating: uso no Brasil, resolução do Banco Central

> Metodologia especialista: aplicação e riscos da metodologia e os C’s do crédito

> Conceituações sobre limites de crédito: modelos de definição, negociação, visita, entrevista, análise setorial

> Garantias pessoais e reais: definição, modalidades de garantias, formalização

 

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Professor/Palestrante

Sérgio Martins dos Reis – CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG TEU LAR, consultor financeiro, palestrante e professor de cursos  de educação continuada em diversas instituições, são mais de 19.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria, especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis. Vasta experiência nas áreas de finanças e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria, estudos juntos a ABINNE/FIESP e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

 

 

Crédito Como Negócio

Tanto a área de marketing como de crédito vivem sobre a mesma necessidade... informação, ou seja, um banco de dados para estruturar as suas estratégias.
O crédito é parte integrante de quase todos os tipos de negócios e tem características bem especificas:
- No Comércio, serve como facilitador das vendas, possibilitando ao cliente adquirir as suas necessidades de consumo;
- Na Indústria, serve como facilitador do ciclo operacional financeiro das instituições alavancando as vendas e proporcionando maior oferta ao comércio ou ao consumidor final;
- Nas Instituições Financeiras o crédito é parte integrante do negócio, pois é impossível pensarmos em financiamento ou empréstimos “à vista”.
Desta forma vemos cada vez mais a necessidade da “intermediação financeira”, captando recursos dos aplicadores e emprestando aos clientes tomadores.

Devido a esta dependência do processo é necessário avaliar o risco gerado pelos clientes, pois sem esta classificação pode-se pensar em maximizar o lucro só com a margem aplicada mas o nível de inadimplência por exemplo pode consumir um percentual não calculado.

Vivemos um momento econômico de ajuste quanto a intermediação financeira, o volume de crédito tem aumentado consideravelmente e muitos produtos tem surgido enquadrando vários conceitos da intermediação.  Os principais são:
- Volumes de recursos;
- Adequação de prazos;
- Diversificação de risco;
- Maior liquidez;
- Menor custo.

Sem visualizar estes conceitos é difícil seguir o lema dos economistas: “não colocar todos os ovos na mesma cesta” e assim no negócio alcançar as necessidades dos tomadores, sejam para equilibrar o fluxo de caixa ou para investir na operação da empresa.

 

 

 

Sérgio Martins dos Reis

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