Fluxo de caixa e a saúde

Quem já fez curso de fluxo de caixa comigo sabe que inicio falando de “inimigos”, que parece estar longe de um software ou planilha. Temos um complexo quebra cabeças que inclui por exemplo a cultura da empresa, os indivíduos com seus objetivos e suas emoções.

Neste momento vemos um sentimento humano aflorado, o medo da morte, e isso gera um pânico e, naturalmente, tomada de decisões que às vezes são irracionais.

Essa é a hora que os verdadeiros líderes devem emergir, direcionando as ações e ao mesmo tempo tendo empatia e aproximando os colaboradores para as necessidades que a estratégia pede.

Quando o assunto é sobre as piores empresas para trabalhar, o principal tópico é sobre a saúde psíquica, onde gestores tomam decisões por impulso e o provável motivo seja que o medo é uma reação, e a coragem, uma decisão.Sempre chamo a atenção que o organograma horizontal é muito mais do que a forma de uma empresa diluir as relações de comando e hierarquia, é também uma forma de estimular a criatividade e a motivação. 

O desafio encontrado em muitas empresas é a saúde da gestão de pessoas, onde é importante lembrar sempre que o capital humano é o maior patrimônio na gestão e da administração do fluxo de caixa.   

Este assunto é vital para qualquer negócio, o planejamento mostra que quando cuidamos desta “saúde” e, em momentos críticos, deve ser tratado com prioridade pois será o sinal de alerta da sobrevivência.  
 
Uma empresa que não se preocupa com uma boa gestão de fluxo de caixa, tem a tendência que na crise pense apenas em cortar e baixar custos, como se isto fosse um remédio para o pânico instalado e a sobrevivência para o curto prazo.  
 
Na verdade, ter serenidade, conscientizar que as informações devem transitar com excelência de qualidade e resiliência sobre os erros é fundamental para momentos como o atual. 
 
Pode ser comparado às técnicas de  jiu jitsu, ter paciência, administrar o seu “gás”, ajustar a posição e cansar o oponente.

Sérgio Martins dos Reis sócio/CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar, consultor financeiro, mentor, palestrante e professor de cursos de educação continuada em diversas instituições, são mais de 20.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria. Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis.

Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

   

Quem somos

Trilhas

SM dos Reis Gestão e Treinamento Empresarial

Treinamentos

EAD

Email: yangi@yangi.com.br
Apaixonados em desenvolver pessoas

Para as empresas

Agenda

 

Palestras

Convênios

Apaixonados em desenvolver pessoas
 
® Todos os direitos reservados |YEN - Yangí Escola de Negócios