VPL Como fator de decisão de investimento

Quanto vale o dinheiro no tempo?

A resposta a esta pergunta tem muita importância para qualquer método ou meio de discussão sobre alternativas de investimento. Qualquer valor monetário ontem tem valor real de compra diferente para hoje e com certeza será outra realidade amanhã.


Assim a utilização do VPL (Valor Presente Líquido) é um dos métodos de avaliação de empresas e projetos mais utilizados. Existem outros, mas a fácil assimilação e o enfoque para a tomada de decisão tornou o VPL a ferramenta para especialistas e leigos em finanças.


O raciocínio natural do VPL tem como base a descapitalização para o valor presente de todas as variações de caixa esperadas pelo investimento ou projeto em uma função de uma taxa mínima de atratividade esperada ou desejada.


A melhor forma de representar o VPL é na forma da diagramação de Fluxo de Caixa. Assim, como no Fluxo de Caixa temos que indicar a posição financeira dos movimentos de entradas e saídas, não admitindo processos contábeis ou econômicos. Deve-se tomar muito cuidado com a precisão dos dados. Se houver uma falha em alguma entrada ou saída de caixa, este fato poderá comprometer a decisão sobre o investimento ou projeto.


O VPL poderá ser negativo, zero ou positivo. Porém, somente será viável se for positivo, já que indicará que todos os fluxos futuros trazidos a valor presente, em função de uma taxa de juros, descontando-se o investimento inicial mostra-se superior.


Se for zero ou nulo, significa que o montante trazido a valor presente é igual ao investimento e se for negativo é porque os retornos a valor presente não "pagam" sequer o investimento, sendo inviável.


Calcular o VPL de cada projeto e compará-los. Se ambos forem positivos, consequentemente viáveis, deveremos eleger aquele que apresentar o maior valor.
Um outro método bastante utilizado pelas empresas na análise de seus investimentos é o que chamamos de Payback. Este método consiste em chegar ao período de tempo necessário para determinado investimento seja recuperado.


Entretanto, este método não leva em consideração a taxa de juros em função do tempo. Em outras palavras, não pressupõe o valor do dinheiro no tempo, requisito número um da área financeira.

Sérgio Martins dos Reis sócio/CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar, consultor financeiro, mentor, palestrante e professor de cursos de educação continuada em diversas instituições, são mais de 20.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria. Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis.

Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

 

   

Quem somos

Trilhas

SM dos Reis Gestão e Treinamento Empresarial

Treinamentos

EAD

Email: yangi@yangi.com.br
Apaixonados em desenvolver pessoas

Para as empresas

Agenda

 

Palestras

Convênios

® Todos os direitos reservados |YEN - Yangí Escola de Negócios